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@InCollection{SouzaCirAraSilAth:2022:PoGeEd,
               author = "Souza, Jakeline Borges de and Cirilo, Cinara Cortez and 
                         Ara{\'u}jo, Manoel Alessandro Machado de and Silva, Nic{\'e}lio 
                         Ac{\'a}cio da and Athar, Reynaldo Aben",
                title = "Pol{\'{\i}}tica de gest{\~a}o da educa{\c{c}}{\~a}o ambiental 
                         do IBAMA a partir do monitoramento e avalia{\c{c}}{\~a}o",
            booktitle = "Avalia{\c{c}}{\~a}o de pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de 
                         educa{\c{c}}{\~a}o ambiental: interfaces entre o sistema 
                         MonitoraEA e a experi{\^e}ncia do IBAMA",
                 year = "2022",
               editor = "Paz, M. G. A. and Raymundo, M. H. A. and Branco, E. A. and 
                         Coletti, K. M. and Portugal, S. and Santos, C. K. N. and Souza, J. 
                         B. and Peres, I. K.",
                pages = "56--65",
             keywords = "Ibama. Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental. Pol{\'{\i}}tica 
                         P{\'u}blica. Gest{\~a}o. Monitoramento e 
                         Avalia{\c{c}}{\~a}o.",
             abstract = "Este artigo tem o objetivo geral de relatar algumas reflex{\~o}es 
                         e evid{\^e}ncias sobre a Pol{\'{\i}}tica P{\'u}blica de 
                         Gest{\~a}o da Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental do Ibama 
                         (PPGEA-Ibama) a partir do monitoramento e avalia{\c{c}}{\~a}o 
                         realizados com base nas dimens{\~o}es e indicadores do Sistema 
                         Brasileiro MonitoraEA. O Ibama como um dos {\'o}rg{\~a}os 
                         integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) tem o 
                         dever de realizar Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental (EA), conforme 
                         previsto na lei federal nš 9795/99 que instituiu a 
                         Pol{\'{\i}}tica Nacional de Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental 
                         (PNEA). Portanto, {\'e} necess{\'a}rio que o Ibama tenha 
                         capacidade e esteja estruturado para formular, implementar, 
                         monitorar, avaliar e revisar pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de 
                         educa{\c{c}}{\~a}o ambiental espec{\'{\i}}ficas no {\^a}mbito 
                         de suas fun{\c{c}}{\~o}es e compet{\^e}ncias tem{\'a}ticas e 
                         setoriais. Os resultados do monitoramento e avalia{\c{c}}{\~a}o 
                         da PPGEA-Ibama apresentados aqui tratam de 5 dimens{\~o}es das 8 
                         previstas no MonitoraEA e revelam as potencialidades e 
                         fragilidades da pol{\'{\i}}tica em estudo.",
                label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
             language = "pt",
           targetfile = "Cap4_FINAL.pdf",
        urlaccessdate = "11 maio 2024"
}


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